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Notícia - Qualidades que fazem do amendoim um poderoso aliado Qualidades que fazem do amendoim um poderoso aliado

Muita gente gosta de comer castanhas no lanche da manhã ou da tarde, devido às incríveis propriedades nutricionais desses alimentos. O preço, porém, pode ser proibitivo. Aí é que entra o amendoim, um item que pode turbinar a refeição. Embora seja de uma “família” diferente, ele também é fácil de transportar e garante aquela energia extra.

De modo geral, o amendoim deve entrar na alimentação para complementar e nunca substituir as castanhas. Isso porque a castanha-do-pará é rica em selênio, um mineral essencial para a saúde da tireoide; a castanha-de-caju, rica em ferro; e as amêndoas, ricas em cálcio. O amendoim, porém, supera a maioria das castanhas em poder proteico.

Vale apenas tomar cuidado com duas características do amendoim: ele pode causar alergias em pessoas sensíveis e também possui uma toxina chamada aflatoxina. Essa substância é produzida por fungos que crescem em plantações e em locais de armazenamento de alimentos. A aflatoxina B1, por exemplo, pode causar doença hepática ou câncer no fígado, além de problemas digestivos.

Devido ao potencial alergênico potencializado pela ingestão do mesmo alimento diariamente, a recomendação é consumir a leguminosa no máximo três vezes por semana. Veja abaixo as principais qualidades do amendoim:

Nutritivo

“O amendoim é uma excelente fonte de nutrientes, vitaminas, minerais e fibras”, aponta a nutricionista Nathália Guimarães, especialista em nutrição clínica e esportiva funcional.

Além disso, ela salienta que, em 50 gramas do alimento (um punhado generoso), há 12 gramas de proteínas vegetais.

Antioxidante

O amendoim também é rico em vitamina E, um poderoso antioxidante, e vitaminas do complexo B. “Essas substâncias estão relacionadas com o bom funcionamento das células nervosas, do coração e dos músculos”, explica a especialista.

O alimento contém, ainda, resveratrol, uma substância antioxidante relacionada à diminuição da incidência de câncer. Fósforo, magnésio e cobre complementam sua composição — esses dois últimos minerais auxiliam e protegem o sistema cardiovascular.

Delicioso

O jeito ideal de consumir o amendoim, extraindo do alimento seu melhor sabor, é torrando. Mas não toste demais. “Torrá-lo pode diminuir a quantidade de aflatoxina no amendoim, porém a tosta em temperaturas muito elevadas pode oxidar a vitamina E desse alimento”, alerta a nutricionista.

Dessa forma, o ideal é comprá-lo cru e tostar em casa em baixa temperatura, salpicando o mínimo possível de sal marinho antes da tosta.

E se você é fã de outros formatos do petisco, saiba que o amendoim japonês contém grandes quantidades de sal, mais do que o dobro de carboidratos da versão natural e, ainda, contém glúten – o que pode causar intolerância ou alergia em algumas pessoas.

Já o amendoim “bolinha branca” contém três vezes mais carboidrato do que o amendoim torrado natural. “Porém, costuma ser produzido com fécula de mandioca e polvilho, sendo um alimento livre de glúten e seguro para intolerantes ou alérgicos”, explica Guimarães.

Fonte: MSN Notícias
 
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